Mobile Film Festival

1 mobile, 1 minuto, 1 filme

Os vencedores da 1ªedição já foram revelados.

Um grande obrigado a todos os participantes. Foi incrível!

FAQs

Aqui poderás encontrar a resposta às tuas dúvidas.  Contacta a nossa equipa enviando um e-mail para contacto@mobilefilmfestival.pt.

 

Nota importante:

Em caso de contacto, por favor indica o teu nome, apelido e número de telefone.

  • Se a tua questão estiver relacionada com um erro de formulário ou qualquer outro problema na sua submissão, por favor anexa uma captura de ecrã do(s) aviso(s) de erro e menciona o browser utilizado
  • Se a tua questão estiver relacionada com um filme já inscrito, por favor especifica o título do filme, nome e endereço de e-mail registados

Realização artística

Quais os dispositivos que posso utilizar para filmar?

Podes filmar com um telemóvel ou um tablet. Podes usar acessórios, tais como microfones, estabilizadores, filtros, lentes removíveis, entre outros.

Duração

1 minuto, no máximo, incluindo os créditos.

Género do filme

São aceites todas as formas audiovisuais e géneros (ficção, documentário, romance, terror, western, drama, filmes de época, suspense, trash, comédia, ação, filme de guerra, etc.), bem como stop-motion, time lapse, e outros.

Posso submeter um filme de animação?

Filmes realizados com técnicas motion-capture e/ou efeitos especiais durante a edição são mais do que bem vindos, se as imagens em si tiverem sido filmadas com telemóvel ou tablet. Infelizmente, filmes compostos exclusivamente por animações gráficas, sem nenhuma live action, não são permitidos.

Posso envolver outras pessoas na produção do filme?

Sim, na página 3 do formulário de inscrição terás a oportunidade de listar todos os membros da tua equipa e suas respetivas funções, incluindo co-produtores e co-diretores.

Posso usar músicas que já existam?

Sim e não. Qualquer música utilizada tem que estar salvaguardada, do ponto de vista dos direitos de autor – o que significa que é obrigatório que detenhas os direitos ou uma autorização por parte do autor ou detentor dos direitos para a sua utilização, neste conceito. A nossa equipa reserva-se no direito de pedir prova da detenção dos direitos, caso seja necessário.

 

Há várias músicas royalty-free disponíveis online, para tua utilização. Consulta a tua YouTube audio library.

Posso submeter mais do que um filme na competição?

Sim, podes submeter gratuitamente quantos filmes quiseres. No entanto, apenas será selecionado um filme por realizador. Caso submetas mais que um filme, por favor utiliza o mesmo nome, endereço de e-mail e palavra passe para cada um deles.

REGISTAR E SUBMETER O TEU FILME

Que tipo de arquivo de vídeo preciso de enviar?

Arquivos .MP4 ou .MOV, 200 Mb máx.

Não consigo aceder à página 2 do formulário. O que devo fazer?

Por favor, utiliza outro endereço de e-mail e altera o teu nome de utilizador. Caso não resulte, o problema poderá estar relacionado com o teu browser. Utiliza outro e tenta novamente. Se, ainda assim, o erro persistir, contacta-nos (contacto@mobilefilmfestival.pt) e anexa as capturas de ecrã dos avisos de erro que te surgiram.

Cometi um erro no formulário (informação incorreta, arquivo de vídeo errado, etc.). O que devo fazer?

Não entres em pânico! Contacta imediatamente a nossa equipa (contacto@mobilefilmfestival.pt) e informa-nos do problema, indicando sempre o teu nome, título do filme e endereço de e-mail utilizado no registo. Receberás um e-mail de resposta, o mais brevemente possível, com instruções para resolver o problema.

Não recebi qualquer confirmação da minha inscrição. O que devo fazer?

Deves receber um e-mail após o registo do formulário online. Este processo pode levar alguns minutos ou horas. Caso não recebas o e-mail em 24 horas (verifica a tua caixa de spam!), contacta imediatamente a nossa equipa (contacto@mobilefilmfestival.pt) e nós ajudamos-te a resolver o problema.

LEGENDAR TEU FILME NO DOTSUB

Legendas

A legendagem na língua original do filme é obrigatória para qualquer filme que inclua diálogos, cartões de título, voiceover ou qualquer inscrição necessária à compreensão do argumento.

 

Importante: Não embutir nenhuma legenda no filme! Após a inscrição, a legendagem é feita através do nosso parceiro Dotsub.com. A nossa equipa criará uma conta gratuita no Dotsub, assim que o registo for efetuado. Receberás automaticamente os teus detalhes de login por e-mail. O teu filme estará disponível na conta do Dotsub 48h após a receção do e-mail de confirmação da inscrição.

O meu filme já tem legendas. O que devo fazer?

Não podemos aceitar filmes com legendas embutidas. Deves criar ou importar legendas através do nosso parceiro Dotsub.com. Após a submissão do formulário de inscrição, receberás um e-mail automático com as informações de login. O teu filme estará disponível na conta do Dotsub 48h após a receção do e-mail de confirmação da inscrição.

Eu já tenho uma conta no Dotsub. Posso utilizá-la para legendar o meu filme?

Se já tens uma conta Dotsub, inclui o teu nome de utilizador, endereço de e-mail e palavra passe da tua conta no formulário de inscrição (página 1). O teu filme estará disponível na conta do Dotsub 48h após a receção do e-mail de confirmação da inscrição.

Já participei noutra edição do Mobile Film Festival.

Neste caso, por favor utiliza as mesmas credenciais (nome de utilizador e palavra passe) da edição em que participaste. Se te tiveres esquecido do nome de utilizador ou palavra passe, poderás sempre recuperá-los aqui:  https://dotsub.com/login

O meu filme não requer legendagem (filme sem diálogo, voiceover, cartões de diálogos, créditos, ou outro tipo de inscrição necessária à compreensão do argumento). A minha inscrição está completa?

Sim. Uma vez completado o formulário de inscrição, ser-te-á enviado um e-mail de confirmação do registo, ou uma explicação sobre como legendar o filme através do Dotsub, caso necessário.

Não recebi um e-mail de confirmação depois de fazer as legendas no Dotsub. Isto é normal?

Deves receber um e-mail de confirmação assim que as legendas forem aprovadas pela nossa equipa. Como esta aprovação é feita caso a caso, de forma manual, o processo pode levar algum tempo. Se não tiveres recebido nenhuma notícia 72h após a criação das legendas (não te esqueças da pasta de correio spam!), por favor contacta-nos: contacto@mobilefilmfestival.pt

SELEÇÃO OFICIAL

Quando será anunciada a seleção oficial?

A seleção oficial será anunciada no nosso site no dia 29 de abril de 2019.

Quantos filmes serão selecionados?

A seleção oficial será composta por 20 filmes.

Quando é que os filmes da seleção oficial são tornados públicos? Onde poderão ser vistos?

Os filmes da seleção oficial poderão ser vistos no nosso website oficial, na página do Facebook e no canal do YouTube a partir do dia 29 de abril de 2019.

PRÉMIOS

Bolsa BNP Paribas de 5,000€

O vencedor do Grande Prémio do Mobile Film Festival receberá uma bolsa de 5.000€. Esta bolsa destina-se exclusivamente ao financiamento da produção de uma curta-metragem, a ser concluída no espaço de um ano, com recursos profissionais. O dinheiro será dado a um(a) produtor(a) aprovado(a), que assumirá a responsabilidade financeira e garantirá a finalização do filme.

Prémio do público

O prémio do público será atribuído ao filme que conseguir o maior número de visualizações no Youtube durante o mês do festival online (29 de abril a 16 de maio de 2019, às 18H).

Leva o Mobile Film Festival ao teu país